Um grupo de pesquisadores do passado descobriu um selo feito de pedra preta da era do primeiro templo, com um nome curioso escrito em paleo-hebraico e uma representação de um Gênio Assírio. A relíquia foi achada nas proximidades do Muro das Lamentações em Israel.
Esses selos são geralmente raros, e a excelência de sua confecção é excepcional. A figura retratada é a de um gênio (Protetor), que era reconhecido na cultura Assíria como demônios protetores, frequentemente responsáveis pela proteção de templos. O objeto sugere que era utilizado como pingente e muito possivelmente também como instrumento para autenticar documentos de argila ou para proteger o portador de energias negativas.
Conforme as investigações, aparentemente este objeto foi talhado por um artífice da região em Judá, conforme afirmou Dr. Filip Vukosavovíc, especialista em assiriologia do IAA que analisou o artefato. A inscrição era simples e indica que foi feita em distintos momentos durante a existência do objeto.
A inscrição em paleo-hebraico é “LeYehoʼezer ben Hosh’ayahu”, e as letras foram gravadas em ambos os lados da figura. Esse é o nome judaico Yeho’ezer, filho de Hosh’ayhu. Segundo Vukosavovíc, a história começa com Hosh’ayhu, um alto oficial judeu, liderando uma delegação de elite que montava em cavalos e burros para entregar impostos ao rei neo assírio em Nínive.
Vukosavovícressalta que embora não haja menção a Hosha’aif na Bíblia, é provável que ele tenha ordenado a criação de um selo contendo apenas a imagem e o nome.
Bibliografia:
RECOMENDADO
Suméria
O registro após Gilgamesh
Bíblia
A Bíblia é a palavra de Deus?
Bíblia
Adições dos copistas em Lucas
Suméria
O velho testamento e suas ligações com o oriente médio
Imagens
Yahweh e sua Asherah
Suméria
O Épico de Kharsag – O registro mais antigo do Gênesis.
Membros
A Mesopotâmia: Berço de Civilizações e Legado duradouro